Santa Catarina está entre os três Estados brasileiros que têm o maior número de municípios desenvolvidos. O Estado foi destaque no último Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), da Firjan, com base em dados municipais de 2010. Além de alcançar a classificação de alto desenvolvimento, com média superior a 0,8 pela primeira vez, SC também desbancou o Rio de Janeiro e conquistou a terceira posição no ranking de Estados, atrás apenas de São Paulo e Paraná.
Guilherme Mercês, gerente de estudos econômicos da Firjan, explica que, para compor o índice, são avaliadas três vertentes com base em dados públicos oficiais: emprego e renda, saúde e educação. Segundo ele, o Estado já possui alto desenvolvimento em saúde e educação e avançou muito em emprego e renda entre 2009 e 2010. A geração de novos empregos em SC subiu de 51 mil em 2009 para mais de 100 mil no ano seguinte.
"SC foi o maior destaque do nosso estudo porque atingiu, pela primeira vez, a classificação de alto desenvolvimento, saiu de 0,79 em 2009 para 0,82 em 2010. Todos os municípios que figuram na lista dos Top 10 catarinense possuem alto desenvolvimento na nota consolidada do IFDM, ou seja, acima de 0,8", explica.
No IFDM com dados de 2010, das 293 cidades catarinenses, 26 apresentaram alto desenvolvimento. Cinco delas ficaram entre os cem municípios com maior índice do País: Blumenau, Brusque, Florianópolis, Joinville e Chapecó.
Veículo: Jornal A Notícia.
Edição: 1695.
Editoria: Economia.
Página: 20.