Polícia Rodoviária atribui redução de vítimas à fiscalização reforçada

Após o primeiro ano de operação, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estuda realocar pelo menos duas lombadas eletrônicas em 2013. Os pontos ainda não estão definidos. Os trechos onde houve mais mortes em 2012 ficam entre Gaspar a Indaial – num trecho onde há duas lombadas eletrônicas e foram registradas 16 mortes – e, em Pouso Redondo – onde há três radares somente até o Km 176, e houve 11 vítimas fatais no último ano.

Chefe da 4ª delegacia de Polícia Rodoviária Federal, João Atadeu de Mello atribui a redução das vítimas fatais à intensificação da fiscalização dos policiais em infrações como excesso de velocidade, embriaguez ao volante e ultrapassagens proibidas.

Desde agosto de 2011, a delegacia da Polícia Rodoviária passou a coordenar também os postos rodoviários da BR-101, em Itajaí e Itapema, e os dados passaram a ser compartilhados entre os 201 quilômetros atendidos das rodovias.

Número de autuações subiu 130% em relação a 2011

Mas, segundo Atadeu, somente em 2012 foram aplicadas 41 mil multas por excesso de velocidade, a maior parte em 265 quilômetros da BR-470. De um ano para o outro, a fiscalização ampliou em 130% o número de autuações, com ajuda do radar fotográfico portátil e abordagens aos motoristas.

– Ultrapassagens e excesso de velocidade, as lombadas eletrônicas e os radares não vão inibir sozinhos. É parte da conscientização do motorista, que ao receber uma multa ou se envolver em acidente precisa se tornar cauteloso – considera.

A fiscalização deve ser ampliada. Segundo Atadeu, a delegacia solicitou recursos para a compra de equipamentos que permitam estender os trabalhos ao período noturno.

ÁREAS MONITORADAS

– 31 pontos de redutores eletrônicos de velocidade (lombadas e radares) foram instaladas em 176 quilômetros da BR-470, de Navegantes a Pouso Redondo

– Os equipamentos entraram em operação entre março e novembro de 2012

– Os trechos onde houve mais mortes em 2012 ficam entre o Kms 48,5 e 63,85, de Gaspar a Indaial – onde há duas lombadas eletrônicas e foram registradas 16 mortes – e os Kms 165,75 e 197,2, em Pouso Redondo – onde há três radares somente até o Km 176 e houve 11 vítimas fatais no último ano.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12728.
Editoria: Geral.
Página: 14.
Jornalistas: Cristian Weiss (cristian.weiss@santa.com.br ) e Fernanda Ribas (fernanda.oliveira@santa.com.br).