Duplicação da rodovia está prometida para começar neste ano

Além da instalação de radares fixos e do reforço na fiscalização, há outra intervenção muito mais aguardada na BR-470: a duplicação da rodovia. Parte do processo burocrático começou a andar em 2012, e o esperado para este ano é que, pelo menos, as máquinas ganhem a pista para o início das obras.

No momento, os trechos mais adiantados são os de Gaspar a Blumenau e de Blumenau a Indaial, que estão com processos licitatórios em andamento.

No entanto, o andamento está abaixo do prometido em 24 de setembro, quando os ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, vieram a Blumenau lançar o edital de duplicação do Lote 3 entre Gaspar e Blumenau.

A intenção era que todos os editais fossem lançados até o fim de 2012, mas ainda faltam dois.

Confira como está a situação em cada um dos trechos e o que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) planeja para 2013.

AS LICITAÇÕES

Lote 1 (Navegantes a Luis Alves)

Segundo o Dnit, o edital para a licitação deve ser lançado ainda em janeiro. O atraso ocorreu porque sete quilômetros do trecho possuem solos de baixa resistência, assim como o lote 2.

Lote 2 (Luis Alves a Gaspar)

Ainda não teve o edital publicado. Para este trecho, que exigiu estudos geológicos detalhados, a previsão é de que o edital de concorrência seja lançado em março de 2013.

Lote 3 (Gaspar a Blumenau)

O consórcio Momento/Conpasul/Iccila venceu a concorrência para duplicar o trecho de 12,9 quilômetros, orçando a obra em R$ 140,6 milhões. A obras devem começar em breve.

Lote 4 (Blumenau a Indaial)

Em 30 de novembro, foi publicado o edital, mas a empresa responsável pela obra ainda não foi escolhida. As empreiteiras interessadas têm até o dia 21 de janeiro para apresentar propostas.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12728.
Editoria: Geral.
Página: 14.
Jornalistas: Cristian Weiss (cristian.weiss@santa.com.br ) e Fernanda Ribas (fernanda.oliveira@santa.com.br).