O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pretende assinar o contrato e a ordem de serviço para duplicação de 12,9 quilômetros da BR-470, entre os ribeirões Belchior (Gaspar) e do Testo (Blumenau) até o final do mês que vem. A execução deve começar em março, assim como as desapropriações, com prazo de 38 meses para concluir. A expectativa do Dnit é ter no trecho catarinense a mesma performance obtida com o consórcio de empresas na BR-386, região central do Rio Grande do Sul.
– Imprevistos, a gente sempre tem em obras, em cada trecho há muitas variáveis. O problema do lote que será duplicado em Blumenau é que é o mais urbano da rodovia, pela ocupação das margens e pelo tráfego. Neste trecho predominam muitos viadutos e pontes – explica o superintendente do Dnit em Rio do Sul, Elifas Marques.
Engenheiro civil, Marques trabalhou nas BRs 262 e 163, em Mato Grosso do Sul. Em 1986, participou da duplicação da BR-262, que liga o porto de Vitória (ES) à Bolívia, com trechos que variavam entre urbanos e pantanosos, tipo de solo que será enfrentado também em Ilhota, considerado o mais instável da rodovia. Os lotes da BR-470 estão sendo licitados pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), usado para obras da Copa do Mundo, Olimpíadas e do PAC. Diferente do sistema regido pela Lei das Licitações, a contratação em RDC costuma ser mais rápida e menos burocrática.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12736.
Editoria: Geral.
Página: 18.
Jornalista: Cristian Weiss (cristian.weiss@santa.com.br).