Pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas, o valor orçado previamente pelo Dnit para o trecho não pode ser divulgado até a escolha da empresa, que vencerá se oferecer o menor preço. Ainda assim, o doutor em Sistemas de Transportes, Ivo Reinhold, acredita que o baixo orçamento destinado à obra possa ter comprometido a licitação. Ele usa como base os 12,9 quilômetros do lote 3 – somente dois a menos que o lote de Blumenau-Indaial -, que serão duplicados pelo Consórcio Momento-Conpasul-Iccila por R$ 140,6 milhões.
– Dificuldades de engenharia, o trecho de Indaial não tem. Uma obra dessas tem seus imprevistos, e se o orçamento seguir a base aplicada para o outro lote, ainda será muito baixo para o padrão da duplicação – opina Reinhold.
Para o presidente do Instituto de Engenharia, Pesquisa e Tecnologia de SC, Juliano Gonçalves, o edital pode ter deixado pontos dúbios que não estimularam as empresas a investir na obra.
– É uma pena ser deserta, porque atrasa o processo. Quando acontece isso, as empresas vislumbram que possa representar riscos por falta de clareza no projeto de execução ou nos custos – avalia.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12744.
Editoria: Geral.
Página: 12.
Jornalista: Cristian Weiss (cristian.weiss@santa.com.br).