BRASÍLIA – O Ministério dos Transportes anunciou ontem as datas para a conclusão das licitações dos quatro lotes da duplicação da BR-470. A reunião ocorreu com os parlamentares da bancada catarinense e o ministro Paulo Sérgio Passos. Conforme o cronograma, até o dia 20 de maio, os 74 quilômetros que correspondem aos quatro lotes entre Navegantes e Indaial deverão ter lançados os editais de licitação.
Até agora, apenas o lote 3, entre as pontes sobre o Ribeirão Belchior, em Gaspar, e sobre o Rio do Testo, em Blumenau, foi contratado e aguarda apenas a Licença de Instalação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O deputado Décio Lima (PT), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, pediu ao ministro agilidade para liberar a licença ambiental, requerida no início deste mês. A expedição do documento costuma levar, em média, 45 dias.
– O projeto foi entregue dia 7 de março ao Ibama. Agora, os deputados federais fazem um esforço junto ao órgão ambiental para antecipar o processo e dar início às obras na BR-470 – explica Décio.
Os deputados pretendem agendar na próxima semana uma reunião com o presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, para discutir o caso. A expectativa é que a ordem de serviço seja assinada no início de abril.
O lote 4, entre Blumenau e Indaial, que em duas tentativas não teve interessados em duplicar, terá a abertura das propostas dia 10 de abril. Inicialmente ocorreria dia 26 deste mês, mas, segundo o deputado, foi prorrogada porque houve mudanças no processo orçamentário do lote, para evitar problemas novamente. O edital do lote 1, entre Navegantes e Ilhota, será lançado dia 20 de abril e do lote 2, entre Ilhota e Gaspar, dia 20 de maio.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12789.
Editoria: Geral.
Página: 15.