Estado já apoia ferrovia no Vale do Itajaí

As lideranças do Vale do Itajaí estão confiantes. Com a decisão da União de repassar ao governo estadual a tarefa de definir o melhor traçado para a Ferrovia do Frango (ou Ferrovia da Integração, como preferem alguns), aumentaram as chances de ver a linha férrea ligar Chapecó à foz do Rio Itajaí passando por Rio do Sul e Blumenau. Pelo menos na teoria.

Isso porque o ofício entregue pela comissão formada por empresários do Vale ao presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, tem a assinatura do Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulinho Bornhausen. O documento lista uma série de motivos que justificariam a ferrovia no Vale do Itajaí.

Ainda assim, prevejo uma briga de foices pelo traçado. A região Norte não vai arredar o pé e tinha seus representantes no evento que trouxe os responsáveis pela rodovia a Florianópolis, sexta-feira. Isso sem falar nos nomes de peso que pode usar para peitar um embate político. Nada de cantar vitória antes do tempo.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12792.
Editoria: Economia.
Coluna: Francisco Fressard (francisco@santa.com.br).
Página: 10.