Ibama libera em abril licença para duplicação do Lote 3 da BR-470

BRASÍLIA – O Ibama vai liberar até 10 de abril a licença ambiental para duplicação do Lote 3 da BR-470, entre Gaspar e Blumenau. A decisão foi anunciada ontem, em reunião do presidente do Ibama, Volney Zanardi, com representantes do Fórum Parlamentar Catarinense. Segundo o líder do grupo de SC, deputado federal Décio Lima (PT), a liberação já vale para os quatro trechos em que há duplicação.

Coordenador do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) no Estado, João José dos Santos, observa que a licença normalmente é liberada para a obra inteira. O Ibama manifestou vontade de acelerar o processo:

– Nossa busca era pelo Lote 3. A liberação desta licença é importante para que possamos formalizar a contratação da empresa e marca o início efetivo da duplicação da BR-470 – projeta o coordenador.

Empolgado com o resultado da reunião, Décio Lima informou que na próxima semana vão ajustar agendas para oficializar a possibilidade de obras:

– Vamos conversar para que haja um ato que oficialize isso. E fazer com que a presidente Dilma Rousseff participe, mas no mínimo o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, estará presente – empolga-se.

A emissão da licença, aguardada desde fevereiro, era o principal entrave para o andamento do Lote 3 – licitado em novembro do ano passado. O Dnit espera iniciar as obras ainda em abril. No início deste mês outra reunião entre Lima e o ministro dos Transportes, definiu que o Lote 4 – entre Blumenau e Indaial, que em duas tentativas não teve interessados em duplicar – terá abertura das propostas dia 23 de abril.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12799.
Editoria: Geral
Página: 16.