Furb divulga comunicado sobre campus da UFSC

BLUMENAU – Pouco mais de uma semana após o anúncio de que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) planeja instalar ainda neste ano um campus no município, a Furb emitiu um comunicado afirmando que a notícia encerra as negociações entre as duas instituições. O texto, publicado domingo no site www.furb.br, descreve a tentativa de estabelecer uma parceria desde 2011 e pondera a instalação de um campus na cidade.

"De um lado, a vinda de um campus da UFSC para oportunizar aos jovens da nossa região o acesso a algumas vagas federais é motivo de grande satisfação. Por outro, inviabiliza ao Vale do Itajaí contar, em curto espaço de tempo, com pelo menos 15 mil vagas gratuitas de graduação e pós-graduação, e uma sólida infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão", afirma o texto.

O comunicado aborda também a possibilidade de instalar a UFSC no campus 2 da Furb, conforme cogita a Secretaria de Patrimônio da União (SPU). O texto diz: "[…]cabe esclarecer que esta propriedade foi contratualmente cedida para a nossa instituição na década de 70 pela hoje extinta Rede Ferroviária Federal. A cessão se deu por prazo indeterminado e ao longo destes anos a FURB conservou, restaurou e construiu na referida propriedade, sempre com a anuência do Governo Federal."

Aulas em cinco cursos devem começar ano que vem

O anúncio de que a vinda da UFSC para Blumenau não ocorreria em parceria com a Furb foi feito em novembro de 2012. Questões legais impediriam o projeto. Semana passada, a universidade federal afirmou que buscava um local para se instalar no município até o fim do ano. A previsão é que as aulas iniciem no primeiro semestre de 2014. De acordo com a reitora da instituição, Roselane Neckel, devem ser oferecidas 400 vagas para cinco cursos de graduação – duas licenciaturas e três na área de tecnologia.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12804.
Editoria: Política.
Página: 4.