Começa a sair do papel um projeto que iniciou em 2008 e passou a fazer parte das promessas de governo de Raimundo Colombo: a construção de centros de inovação em cidades-chave de Santa Catarina. O governo estadual vai investir R$ 40 milhões na primeira etapa do programa, que é a edificação dos centros em dez municípios catarinenses. Três destas cidades são da região Norte catarinense: Jaraguá do Sul, Joinville e São Bento do Sul. A previsão é de que as obras comecem em junho.
Em Joinville, o programa vai significar benefícios para o Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região (Inovaparq). De acordo com a diretora do parque, Vanessa de Oliveira Collere, a assinatura de ontem formalizou a participação do Inovaparq no projeto do Estado. "Esta consolidação vai trazer recursos para construir a sede do polo em Joinville. O espaço servirá para a instalação de empresas. É a consolidação da segunda fase do parque", explica.
O novo local, segundo Vanessa, deve ser licitado em maio e vai atender uma demanda reprimida de empresas. "Serão investidos R$ 5 milhões em uma construção de 4 mil m²", acrescenta a diretora.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, o único investimento garantido para o projeto é o já captado pelo governo estadual junto ao BNDES e Banco do Brasil nesta primeira etapa.
Depois, para equipar os prédios como o do Inovaparq de Joinville, o governo do Estado ainda vai precisar levantar recursos. A manutenção dos centros ficará a cargo de cada município. A ideia é que o prédio gere receita com aluguéis de salas, por exemplo, e que seja autossustentável. As cidades também terão que captar recursos de investimento em startups, se assim julgar prioritário.
Veículo: Jornal A Notícia.
Edição: 1803.
Editoria: Economia.
Página: 20.