Vacina começa dia 15 em todo país

FLORIANÓPOLIS – Santa Catarina precisa vacinar pelo menos 1,2 milhão de pessoas 80% do público alvo na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que inicia dia 15 de abril e vai até dia 26. As doses já começaram a ser distribuídas nas gerências regionais de saúde.

O gerente de imunização do Estado, Eduardo Macário, diz que apesar da meta ser de 80%, a equipe da vigilância epidemiológica está preparada para vacinar todas as pessoas do chamado grupo de risco, que neste ano ganhou duas novas categorias: as mães de recém-nascidos com até 45 dias e doentes crônicos com diabetes, problemas cardíacos, pulmonares, neurológicos, renais e hepáticos.

Além deles, permanecem no público-alvo idosos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos, trabalhadores da saúde, povos indígenas e população carcerária. Para todos estes grupos a vacina é gratuita. Quem não pertence ao foco da imunização e quer tomar a vacina, deve procurar algum posto da rede particular. Como aumentou o grupo de risco, o Estado receberá 1,6 milhão de vacinas – 400 mil a mais do que em 2012. Destas, 960 mil já foram entregues.

A população deve procurar um dos 1,8 mil postos de saúde do Estado durante a campanha, sendo que haverá ainda o Dia D, dia 20 de abril.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12808.
Editoria: Geral.
Página: 24.