Uma comissão está sendo formada para acompanhar e, de alguma forma, forçar a implantação de uma vez por todas da tão sonhada e comentada Hidrovia do Rio Itajaí-Açu. Com ela, seria possível, por exemplo, transportar cargas entre Blumenau ou Ilhota e os portos da foz (Itajaí e Navegantes). A decisão de formar uma comissão foi tomada depois de uma reunião, na semana passada, convocada por um representante de investidores austríacos que já demonstraram interesse em investir no projeto. Se bem executado e detalhado, claro.
Segundo Jonny Kurtz, da Empresa Catarinense de Energias Renováveis, uma holding da Áustria que controla 75 empresas de diferentes setores, quer saber sobre a viabilidade da hidrovia. Ele reuniu representantes de entidades e governos (municipais e estadual) para saber em que pé estão os estudos e organizar tudo o que está sendo feito em relação ao projeto. Há alguma coisa iniciada, mas pouco, de fato, concluído.
Se tem gente interessada, é crucial que os envolvidos, em especial o poder público, tome, o quanto antes, as medidas necessárias para tornar a hidrovia viável.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12810.
Editoria: Economia.
Coluna: Mercado Aberto.
Colunista: Francisco Fressard (francisco@santa.com.br).
Página: 10.