Câmara debate situação do Hospital Santo Antônio

BLUMENAU – Motivada pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelo Hospital Santo Antônio, a Câmara de Vereadores fez, ontem à tarde, uma Audiência Pública para discutir as dificuldades enfrentadas pelo HSA em relação à tabela do Sistema Único de Saúde. Atualmente, o SUS repassa um valor abaixo do necessário para custear atendimentos, honorários médicos, consultas, cirurgias e procedimentos realizados.

Entre as resoluções da reunião, organizada pelo vereador Vanderlei Paulo de Oliveira (PT), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal irá acompanhar a situação da unidade e enviar moções de apelo à Celesc, ao Ministério da Saúde, Conselho Nacional da Saúde e aos governos municipal e estadual. Entre os pedidos estão a solicitação de benefícios e a revisão da tabela do SUS.

Além dos valores repassados pelo SUS, o gerente geral do Hospital Santo Antônio, Luiz Carlos Fonseca de Mello, relatou que em 2005 a unidade recebia R$ 395 mil do município, valor que continua o mesmo atualmente. Também revelou que o hospital recorreu à Celesc para buscar aporte financeiro.

Segundo a secretária de Saúde, Maria Regional de Souza, o executivo está sensibilizado com a causa e buscando maneiras para resolver o problema. Uma das soluções apontadas para reduzir a lotação do pronto socorro do hospital é a mudança no horário de funcionamento dos ambulatórios gerais da Velha e do Garcia. A partir de segunda-feira, as unidades devem atender 24 horas por dia.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12812.
Editoria: Geral.
Página: 25.