Novo complexo será em Blumenau

BLUMENAU – A partir da próxima semana, a Secretaria de Planejamento Urbano da cidade começará as análises da área que a prefeitura sugere para a construção do complexo penitenciário. Sexta-feira, em reunião entre prefeitos da região e governo do Estado, foi definido que Blumenau é o município do Vale do Itajaí disponível para receber uma penitenciária, uma área de semiaberto e um presídio. O bairro do imóvel, porém, não foi divulgado.

Semana que vem, os 14 prefeitos da Associação do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) devem marcar um reunião com o governador Raimundo Colombo para apresentar a proposta e a área do novo complexo.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, Lucio Cesar Dib Botelho, optou-se por não divulgar o local do terreno para evitar expectativa na população. Incialmente, o projeto previa apenas a construção de uma penitenciária e de uma área de semiaberto. Para isso, há R$ 27 milhões garantidos. Ainda não se sabe em quanto a construção do presídio irá aumentar o valor da obra.

As únicas informações que foram divulgadas a respeito do terreno é que ele tem cerca de 100 mil metros quadrados e fica em área livre de enchente. Para o conselheiro estadual do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) Roberto Sérgio Cunha, a construção não será na parte Sul do município. Ele conta que há grandes áreas na região das Itoupavas, Badenfurt, Passo Manso e Itoupavazinha. Há, também, áreas em direção ao município de Gaspar, mas a geografia é irregular. Ainda não se sabe se o terreno será disponibilizado pelo município ou se será comprado pelo Estado.

Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes salienta que serão cobradas compensações ao governo estadual para que a cidade receba o complexo. Ele cita a garantia da desativação do Presídio Regional de Blumenau e investimentos em Segurança Pública como um todo.

O presidente da Ammvi, Laércio Schuster Jr, confirma que a cidade terá apoio dos municípios da Ammvi junto ao Estado:

– Queremos que a região de Blumenau seja referência quando se fala em construção de unidade prisional – projeta.

Napoleão destaca a importância do complexo e da desativação do atual presídio:

– A desativação será uma das condições que vamos impor. A construção do complexo será um avanço para a nossa região.

ENTENDA O CASO
– Em agosto de 2012, o Estado decide implantar uma complexo prisional na região
– Más condições do presídio de Blumenau levam a Justiça a pressionar para que se defina o local do novo complexo, em setembro de 2012
– Em março deste ano, uma equipe técnica definiu a melhor cidade para o projeto e, no fim de abril, prefeitos decidem que o complexo deveria abrigar o atual Presídio Regional de Blumenau
– Dia 3 de maio, é definido que Blumenau tem uma área disponível, mas não se divulga o local

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12832.
Editoria: Segurança.
Página: 29.
Jornalista: Priscila Sell (priscila.sell@santa.com.br).