Entre as contrapartidas sugeridas pelo prefeito Napoleão Bernardes para receber o novo complexo penitenciário, estão mais investimentos em efetivo das polícias, câmeras de vigilância e recursos para obras de infraestrutura.
Segundo o secretário regional, César Botelho, o terreno de 100 mil metros quadrados já foi escolhido e a localização não será divulgada, por enquanto, para evitar especulação imobiliária.
Secretário de Planejamento Urbano do município, Alexandre Gevaerd explica que há duas semanas técnicos do órgão fazem estudos em quatro áreas da cidade. As análises servem para identificar quais seriam os impactos locais com a implantação da penitenciária e verificar as condições dos acessos até os terrenos. Um resumo dos relatórios será apresentado na semana que vem.
Impacto no trabalho da Polícia Militar
A chegada da penitenciária também pode gerar impacto no trabalho da Polícia Militar, que hoje disponibiliza quatro policiais por dia para ajudar na vigilância do Presídio Regional de Blumenau. Comandante do 10º Batalhão da PM, Claudio Roberto Koglin estima que, se o mesmo serviço for necessário na nova unidade, serão necessários mais 36 policiais.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12835.
Editoria: Segurança.
Página: 20.
Jornalistas: Felipe Pereira e Cristian Weiss (geral@santa.com.br).