BLUMENAU – A Ferrovia da Integração, também conhecida como Ferrovia do Frango, começará a ser construída em dois anos e terá um traçado de 862 quilômetros entre Dionísio Cerqueira, no Oeste, e Itajaí, passando pelo Vale do Itajaí.
A definição do traçado foi comemorada por representantes do Vale. Laércio Schuster Junior, presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e prefeito de Timbó, acredita que o resultado seja fruto da mobilização das entidades da região. Na quarta-feira, lideranças conversaram pessoalmente com o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, Josias Cavalcante Júnior.
– É o que a região precisa para atrair novos investimentos – diz.
O traçado foi confirmado pelo ministro dos Transportes, Cesar Borges, que esteve ontem em Chapecó para a assinatura do edital de lançamento do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) da ferrovia. O ministro afirmou que o traçado até o Porto de Itajaí é mais barato e oferece melhor logística.
Para a presidente da Associação Empresarial de Itajaí (Acii), Maria Izabel Pinheiro Sandri, a ferrovia vai diminuir custos logísticos do transporte de cargas, além de ampliar a demanda portuária:
– A escoação de mercadorias será maior e mais eficiente. A duplicação da rodovia BR-470 se arrasta por anos. Quem sabe a ferrovia não seja inaugurada antes?
Nova estrada não deve seguir traçado antigo
Em 1971, a Estrada de Ferro Santa Catarina, de Itajaí a Agrolândia, foi desativada. Segundo o historiador Luiz Carlos Henkels, o ponto positivo do retorno dos trens é a retirada do transporte pesado nas rodovias. Mas afirma que não será possível usar boa parte do traçado antigo, já que a urbanização acabou com os trilhos:
– Em Blumenau, por exemplo, não há como fazer o mesmo percurso. Outra questão é como eles farão para levar o trem até o porto.
O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, Pedro Uczai, disse que o trajeto deve passar por Chapecó, Herval do Oeste, Santa Cecília e Blumenau. Mas o percurso pode variar em torno de 30 quilômetros ao Norte ou ao Sul deste eixo central. O estudo deve apontar três traçados prováveis, todos próximos desses municípios.
A ANTIGA FERROVIA |
1907 – Chegaram ao Vale os primeiros trilhos. A Estrada de Ferro Santa Catarina começou a ser construída em um porto seco de Blumenau, no Bairro Itoupava Seca |
1909 – O primeiro trecho, que ligava Blumenau ao Warnow, em Indaial, foi inaugurado dia 3 de maio |
1923 – Começaram as obras na Serra da Subida, em Apiúna, com o objetivo de alcançar o Alto Vale por trilhos |
1926 – O acesso a Itajaí é iniciado, rumo a Blumenau |
1954 – Em 18 de dezembro, é inaugurado o trecho Blumenau-Itajaí, com 47,4 quilômetros |
1958 – A linha férrea de ligação a Trombudo Central, com 12 quilômetros, é concluída em janeiro |
1971 – A última viagem na ferrovia, que tinha 179,8 quilômetros de trilhos entre Itajaí e Agrolândia, foi em 12 de março |
2011 – Operários da Foz do Brasil encontraram vestígios da estrada de ferro ao escavar uma vala para a implantação do esgoto em Blumenau, no Bairro Itoupava Seca |
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12838.
Editoria: Economia.
Página: 12.
Jornalistas: Darci Debona e Tatiana dos Santos (economia@santa.com.br).