A Ferrovia da Integração, também conhecida como Ferrovia do Frango, começará a ser construída em dois anos e terá 862 quilômetros de extensão entre Dionísio Cerqueira e Itajaí. O traçado foi confirmado pelo ministro dos Transportes, César Borges, que esteve ontem em Chapecó para a assinatura do edital de lançamento do estudo de viabilidade técnica e ambiental (EVTEA) da ferrovia. A obra em si, segundo Borges, custará R$ 4 bilhões.
O ministro justificou a escolha do trajeto ao afirmar que o traçado até o Porto de Itajaí é mais barato e oferece melhor logística. O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, Pedro Uczai, disse que o trajeto deve passar por Chapecó, Herval do Oeste e Santa Cecília. Mas o percurso pode variar em torno de 30 quilômetros ao Norte ou ao Sul deste eixo central. O estudo deve apontar três traçados prováveis, todos próximos desses municípios.
Borges disse ainda que o EVTEA deve ficar pronto em um ano. Em seguida, será feito o levantamento aerofotogramétrico (foto aérea para avaliação do terreno) e o projeto básico. A expectativa é de que em dois anos seja licitada a obra, que deve ficar pronta em 2019. A empresa vencedora será conhecida em junho.
Veículo: Jornal A Notícia.
Edição: 1836.
Editoria: Economia.
Página: 26.
Jornalista: Darci Debona.