Abaixo-assinado quer garantir trajeto original

CHAPECÓ – Um abaixo-assinado defendendo o traçado original da Ferrovia da Integração ligando Dionísio Cerqueira ao porto de Itajaí está sendo capitaneado pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi). A ação tem o apoio de 12 das 21 associações municipais de Santa Catarina.

Iniciado em 16 de abril, o documento já possui 16 mil assinaturas. A meta, no entanto, é chegar a 100 mil. Para conseguir apoio à proposta e atingir a meta, as associações estão realizando ações nos municípios filiados.

A iniciativa não foge do traçado sugerido no lançamento do edital para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), lançado em 10 de maio, em Chapecó. De acordo com o secretário executivo da Amavi, Agostinho Sehnem, o objetivo é evitar que surjam propostas de traçados que saiam da linha de municípios sugerida originalmente.

– Queremos reforçar o Vale do Itajaí neste cenário – explicou.

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam), também apoia o traçado da Ferrovia da Integração passando pelo Vale do Itajaí. O presidente da entidade e prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, disse que o traçado é o melhor por possibilitar o transporte de cargas do Oeste e também para o transporte de passageiros do Vale do Itajaí.

– A ferrovia vai beneficiar o potencial turístico do Vale do Itajaí – argumenta.

Lideranças defendem mudanças no traçado

Há algumas iniciativas para mudança de traçado. O deputado estadual Moacir Sopelsa, por exemplo, fez uma indicação na Assembleia Legislativa defendendo um traçado passando por Chapecó, Seara, Concórdia, Piratuba e Capinzal, passando por Herval do Oeste.

Atualmente, o processo da Ferrovia da Integração está na fase de recebimento de propostas para o EVTEA. O vencedor deve ser anunciado no dia 26 de junho.

O edital prevê que logo após o EVTEA será contratado o levantamento aerofotogramétrico e, na sequência, o projeto básico. O prazo é de 22 meses com custo estimado em R$ 68 milhões. A obra em si deve ser concluída até 2019, com custo de R$ 4 bilhões.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12847.
Editoria: Economia.
Página: 4.
Jornalista: Darci Debona (economia@santa.com.br).