FLORIANÓPOLIS – Depois de uma semana do lançamento, o programa Gestão Municipal do Governo do Estado tem mais de 30 empresas interessadas e um novo município integrante. Blumenau aderiu ao projeto piloto, com Araquari, Garuva, Gravatal, Itajaí, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, São José e Santo Amaro da Imperatriz.
O objetivo é profissionalizar a administração das prefeituras, aproximando da gestão empresarial, com metas, planejamento estratégico e indicadores de desempenho. O projeto, entretanto, não poderá contemplar as 30 empresas que demonstraram interesse logo na primeira fase. Até fim de junho, elas serão selecionadas, e a expectativa é que seja mantido um grupo com até 10 empreendimentos para os nove municípios do projeto-piloto.
O grupo de empresários fará parte de um comitê gestor responsável por avaliar trimestralmente os resultados alcançados na prefeituras. Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen (PSD), a aceitação de Blumenau no grupo foi em caráter excepcional devido ao parque industrial da cidade e ao comprometimento da prefeitura com o tema.
– O projeto não está aberto a novas adesões de municípios. Mas houve um comprometimento de Blumenau, com a solicitação do próprio prefeito e a movimentação de novas empresas interessadas. A intenção é que as empresas não entrem no projeto apenas com o recurso, mas principalmente que os empresários possam ajudar os municípios na avaliação das metas, na interação e na sugestão de novas formas de gestão – explica o secretário.
Para o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), a profissionalização da gestão pública é uma meta presente desde a campanha eleitoral. Com a inserção no grupo, ele espera o desenvolvimento do município baseado em metas de longo prazo.
– As maiores nações se desenvolveram com base na interação entre o poder público, a iniciativa privadas e as instituições de ensino. Este é o caminho que Blumenau está trilhando. Meu compromisso de governo é a gestão eficiente, com menos gastos com o governo e mais investimento em favor das pessoas e das comunidades. A gestão eficiente é o caminho para alcançar mais resultados na qualidade de vida das pessoas – reforçou.
Além do comprometimento da administração municipal, a entrada de Blumenau no projeto piloto contou com a pressão das empresas instaladas no município. Segundo o presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Carlos Tavares D'Amaral, seria uma decepção se o município não participasse, uma vez que a cidade já havia procurado consultorias sobre o assunto. Para ele, será um troca de experiências que resultará não só em melhoria na administração municipal, mas na transparência da gestão. O primeiro desafio do projeto será a definição de metas na prefeitura.
ETAPAS DO PROJETO |
– Até junho, haverá definição de prefeituras e empresas participantes. Serão realizadas reuniões técnicas mensais, a partir de julho, e reuniões trimestrais para avaliação dos resultados, que começam em outubro |
– Em julho, inicia a capacitação de gestores municipais. Cada prefeitura terá três pessoas (um gestor de projetos, um analista de dados e um interlocutor técnico e político) para treinamentos mensais. Estes voltam aos municípios para multiplicar o conhecimento adquirido |
– As prefeituras terão duas metas a estabelecer. Uma em outubro para receitas e despesas e outra que é um plano de desenvolvimento econômico, com prazo para dezembro |
– Em um ano, a contar a partir de julho, o projeto funciona como piloto. Um sistema padrão será desenvolvido e testado por consultores de governança, Tecnologia da Informação e disseminação. A intenção é aprimorá-lo para novas adesões em 2014 |
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12853.
Editoria: Política.
Página: 5.
Jornalista: Paola Bello (politica@santa.com.br).