Ibama libera licença para começar a duplicação

BLUMENAU – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) liberou ontem a Licença de Instalação para implantar os canteiros de obra para duplicação da BR-470 em dois trechos dos quatro lotes projetados. Com isso, a partir de agora, falta a assinatura das ordens de serviço para que comecem as obras da duplicação entre Indaial e Gaspar, trechos onde empresas já foram escolhidas para execução do serviço. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti disse ontem ao Santa que as ordens podem ser assinadas a partir do dia 17 de junho.

O deputado federal Décio Lima (PT) anunciou a liberação da licença pelo Twitter ontem à tarde. Disse que recebeu telefonema do presidente do Ibama, Volney Zanardi, contando a novidade. Agora, segundo o deputado, com a licença em mãos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pode determinar que as empresas que venceram as licitações comecem a montagem dos canteiros de obras. O deputado tem esperança que a presidente Dilma Rousseff venha até Santa Catarina para a assinatura das ordens de serviço. A ministra confirma a negociação para que ela venha.

– Ela está com a agenda bem cheia com viagens internacionais nos próximos dias, mas vamos tentar levá-la até Santa Catarina. Se não for possível, a assinatura será feita pelo ministro dos Transportes – observa a ministra.

A presidente Dilma já esteve no Vale do Itajaí falando sobre a BR-470. No dia 9 de junho de 2011, durante visita ao Bairro Passo Manso ,afirmou que a BR-470 era uma questão de honra.

– Vocês podem ficar descansados. A BR-470 vai ser duplicada. Asseguro a vocês – disse a presidente durante visita a Blumenau.

A ministra Ideli Salvatti frisa o desejo de que esteja tudo pronto para as empresas começarem a obra quando for feita a assinatura das ordens de serviço:

– O prazo até a terceira semana do mês é para a publicação e os trâmites burocráticos. Também dá tempo das empresas montarem os canteiros, para que a assinatura ocorra já com o barulho das máquinas.

O Ibama analisava os projetos da duplicação desde fevereiro. Ontem, a assessoria de comunicação do Dnit disse já ter recebido a documentação, pois o contato é imediato. Garantiu que, nos próximos dias, fará os acertos finais com as empresas para assinatura da ordem de serviço.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12859.
Editoria: Geral.
Página: 14.
Jornalista: Priscila Sell (priscila.sell@santa.com.br).