Aprovada proposta que reduz tributos

A redução de tarifas de transporte público por meio de desoneração tributária federal foi aprovada por unanimidade e em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Os parlamentares incluíram emendas ao projeto que prevem essa possibilidade, mas a apreciação desses pontos adicionais ficou para terça-feira.

De acordo com o projeto, fica instituído o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup) com isenção de tributos, que deve baratear o custo do transporte público. O projeto está tramitando há 10 anos.

Para entrar em vigor, o projeto tem de voltar a uma comissão especial da Câmara, por conta das emendas. Dentre elas, auditoria externa para o serviço, aplicação da Lei de Acesso à Informação a contratos com essas empresas, divulgação de planilha de custos das companhias e das receitas, inclusive para os estados que não aderirem ao regime.

A Comissão de Constituição e Justiça também aprovou a PEC que incluiu transporte entre os direitos sociais previstos na Constituição. Com isso, o governo passa a ser obrigado a desenvolver políticas públicas e investimentos específicos voltados para o setor, assim como faz com a educação e a saúde.

A LISTA

Veja alguns dos projetos que terão votação acelerada:

– Transformar a corrupção em crime hediondo

– Destinar 10% do PIB para educação e 10% à saúde

– Criação do passe livre para estudantes

– Ampliação da desoneração de setores do transporte público

– PEC que estende a ficha limpa aos servidores públicos

– Mudança no indexador das dívidas estaduais

– Punição a juízes e promotores condenados por crimes

– Unificação da alíquota do ICMS

– Responsabilização de pessoas jurídicas por atos praticados contra a administração pública

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12877.
Editoria: Política.
Página: 5.