BLUMENAU – Blumenau não é mais a única opção para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) implantar o campus do Médio Vale do Itajaí. Outras três cidades da região são cotadas para receber a nova unidade. Ascurra, Gaspar e Indaial teriam imóveis com área suficiente para abrigar a extensão da universidade, segundo o pró-reitor de Graduação Adjunto da UFSC, Rogério Luiz de Souza.
– Não existe nada definido de que será em Blumenau. Existem estudos por solicitação do Ministério da Educação para que se defina um local na região – afirma Souza.
O surgimento destas outras três cidades na disputa pelo novo campus contraria o que diz o Painel de Controle do MEC, que aponta Blumenau como sede de um campus federal previsto para 2013/2014. Além disso, a busca por alternativas diverge do anúncio de que a UFSC viria para Blumenau, feito pela reitora Roselane Neckel em março.
Segundo o pró-reitor de Graduação Adjunto, a dificuldade de encontrar um prédio pronto e os altos preços dos imóveis na cidade levaram a UFSC a pesquisar áreas em municípios próximos. Souza afirma que o município de Ascurra apresenta facilidades, como dispor de um terreno com estrutura construída e espaço para ampliação. A Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina informou que há áreas que pertenciam ao Ministério da Agricultura em Indaial e Gaspar que poderiam ser utilizadas.
O prefeito Napoleão Bernardes não escondeu a surpresa pela notícia. Ele lembrou que a instalação da UFSC em Blumenau é uma diretriz do Ministério da Educação.
– Essa decisão nos surpreende. Há tempos mantemos contato com a UFSC e oferecemos opções com a metragem mínima necessária. Mas desejamos a UFSC e vamos trabalhar para que este campus venha para cá – afirma Napoleão.
O prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, deve se reunir hoje com a reitora da UFSC. Além do terreno que a União possui no município, ele pretende apresentar outras áreas que poderiam receber o campus:
– São pelo menos mais dois imóveis privados, que comportariam a federal. E, em Gaspar, descentralizaria o ensino no Vale e proporcionaria acesso fácil.
Já Sérgio Almir dos Santos, prefeito de Indaial, afirma que a área disponível na cidade tem pouco mais de 800 mil metros quadrados e é de fácil acesso às rodovias e a Blumenau.
A previsão é de que o local do novo campus da UFSC seja decidido no dia 9 de julho, quando representante da Reitoria e do Ministério da Educação se reúnem em Brasília.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12878.
Editoria: Política.
Página: 5.
Jornalista: Sarita Gianesini (sarita.gianesini@santa.com.br).