Ele está há apenas seis meses na função, mas terá a incumbência de preparar o palco que receberá a assinatura mais importante para o Vale do Itajaí nas últimas décadas. Aos 55 anos, é o zelador Adilson Souza quem abre as portas do Ginásio João dos Santos, às margens da Rodovia Jorge Lacerda, no Bairro Poço Grande, em Gaspar. Ali, os ministros dos Transportes, César Borges, e da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, vão assinar a ordem de serviço para duplicar os lotes 3 e 4 da BR-470, de Gaspar a Blumenau e Blumenau a Indaial, respectivamente. A cerimônia ocorre amanhã, às 15h, e terá a presença do governador Raimundo Colombo e lideranças regionais.
Com o esmero de quem cuida da própria casa antes de receber visitantes, ontem à tarde, Adilson planejava a retirada das traves e das redes de proteção das arquibancadas.
– Fiquei sabendo de tudo quando me ligaram hoje (ontem) de manhã e falaram que viriam os ministros – conta Adilson.
Os trabalhos começam amanhã de manhã. Ao lado de quatro aliados, o zelador vai estender um carpete vermelho sobre a quadra e acomodar as cadeiras para os convidados. O local tem capacidade para abrigar 1,5 mil pessoas. As 32 lâmpadas de neon serão acionadas para iluminar o ginásio. Ao lado esquerdo da entrada principal, será montado o palanque. O cerimonial deve durar uma hora e meia.
Todos os detalhes serão definidos hoje. Ontem, o ministro César Borges esteve em Porto Alegre e volta hoje para Brasília. Amanhã, deve sair com a ministra Ideli por volta do meio-dia rumo a Navegantes. O anfitrião do encontro, o prefeito de Gaspar Pedro Celso Zuchi, planeja valer-se da cerimônia para pedir a liberação dos R$ 20 milhões restantes para concluir a Ponte do Vale, construída ao lado do ginásio. Zuchi iria ontem à Brasília resolver o impasse, mas cancelou o encontro. A obra está 60% pronta e deve terminar no final do ano.
– Na hora vou pegar a comitiva para tirar uma foto embaixo das vigas, para sensibilizar o ministro – promete o prefeito.
Após a cerimônia, os ministros devem seguir para o Km 47 da BR-470, na altura do acesso a Belchior, por volta das 16h30min, se não houver atrasos.
O ponto é o marco zero do Lote 3, compreendido entre a ponte sobre o Ribeirão Belchior, em Gaspar, à ponte sobre o Rio do Testo, em Blumenau. A ministra Ideli Salvatti prometeu que máquinas na pista roncarão ainda à tarde, embora o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela obra, não confirme.
O marco zero é onde Simone Corrêa Nascimento, 41 anos, tem uma loja de roupas. Surpresa com a notícia, ela e a funcionária perderam as contas de quantos acidentes presenciaram:
– Tomara que a obra comece e não pare mais – desconfia Simone.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12895.
Editoria: Geral.
Página: 12.
Jornalistas: Ânderson Silva (anderson.silva@santa.com.br) e Cristian Weiss (cristian.weiss@santa.com.br).