O crescimento perdido com a demora para a duplicação não pode ser recuperado, segundo o mestre em Desenvolvimento Regional Nazareno Schmoeller.
O professor de Economia da Universidade Regional de Blumenau (Furb) acredita que cidades no entorno da BR-470 cresceram muito menos do que os municípios à beira da duplicada BR-101. Ainda assim, Schmoeller projeta crescimento com o início das obras:
– O importante é que se faça de uma vez. O que ficou para trás, não tem mais como recuperar. Depois que estiver tudo pronto, poderá haver crescimento de até 3% do PIB anual da região. Além do efeito multiplicador na economia, lazer, saúde e segurança.
Para o doutor em Sociologia e coordenador do mestrado em Desenvolvimento Regional da Furb Oklinger Mantovanelli Junior as estradas precisam ultrapassar o papel econômico:
– Uma rodovia que passa por dentro de cidades não pode ser só asséptica.
Segundo ele, outra consequência social da duplicação pode ser a queda do número de acidentes, que por sua vez diminui os gastos públicos com saúde e transmite mais segurança para quem usa a rodovia.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12896.
Editoria: Geral.
Página: 16.
Jornalistas: Daniela Pereira (daniela.pereira@santa.com.br) e Sarita Gianesini (sarita.gianesini@santa.com.br).