Dezembro de 1998. Pela primeira vez em mais de duas décadas, o Vale vislumbrou com tamanha certeza o início das obras de duplicação da BR-470. Projetada 30 anos antes para abrigar 5 mil veículos por dia, a rodovia estava com a capacidade defasada. Em uma década, pelo menos 802 pessoas haviam morrido em acidentes. Era a chance de se redimir. Sempre renegada – por várias vezes passou para a União – foi devolvida ao Estado, que decidiu concedê-la à iniciativa privada. Venceu a Empresa Concessionária de Rodovias do Vale do Itajaí (Ecovale). O grupo previa começar a duplicação de 24 quilômetros, entre Indaial e Blumenau, no ano seguinte. Mas, mudaram o ano, o governo e as prioridades. A nova gestão estadual recomendou ao Tribunal de Contas do Estado anular o contrato, em processo ainda contestado no Supremo Tribunal Federal. O Estado contratou novo projeto e, mais tarde, outras quatro propostas foram suscitadas. E a obra nunca saiu. Se a primeira tentativa tivesse sido executada, os 24 quilômetros iniciais já teriam sido duplicados até 2008. Hoje, poderíamos trafegar por 103 quilômetros de pista dupla de Gaspar a Rio do Sul. E, talvez, mais de 1,5 mil vidas teriam sido preservadas desde aquele dezembro até este ano. O governo federal garante que, desta vez, a duplicação não recuará. Com a assinatura, ontem, da ordem de serviço de dois lotes, a previsão é de que em até 60 dias, máquinas e operários estejam nas pistas a serem duplicadas em quatro anos, de Gaspar a Blumenau. Até o final de 2013, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pretende assinar a ordem para os dois lotes restantes. E as obras, em 73,2 quilômetros de Navegantes a Indaial, devem correr simultaneamente. Um total de R$ 1,3 bilhão será investido. Desde 2000, o inconformismo com a morosidade, a burocracia e o consequente disparo no número de fatalidades na estrada federal mais importante do Vale levaram o Santa e a RBS TV a encabeçar duas campanhas: Solução Urgente, Urgentíssima e Prioridade do Vale. Com o começo da obra por chegar, o jornal lança a partir desta edição a campanha BR-470 – Todos de Olho, convocando a sociedade a se tornar inspetora da obra, zelar pelo bem comum e cobrar um serviço eficiente. As reivindicações do passado por uma rodovia mais segura não podem ser esquecidas, mas o momento requer outra mobilização. Exigir que tudo seja feito no prazo, com qualidade e sem desperdício de dinheiro público. DEFESA DA DUPLICAÇÃO |
12 anos |
É o tempo em que o Santa defende a duplicação da BR-470. |
1.425 |
É o número de pessoas que foram temas de notícias e reportagens nas páginas do Santa, de 1º de janeiro de 2000 até agora. |
Todas elas morreram em acidentes que se repetem até hoje na rodovia federal |