BRASÍLIA – O balanço final do Mais Médicos somou 3.891 médicos com diploma brasileiro inscritos que concluíram o cadastro para participar da iniciativa. O total corresponde a 23,5% dos 16.530 que se inscreveram no programa. O prazo para os interessados completarem o cadastro e apresentarem documentos venceu domingo. Os profissionais estrangeiros que entregaram a documentação são 766, mas o número pode aumentar, já que eles têm até 8 de agosto para confirmar os dados 1.920 fizeram a inscrição.
O balanço foi divulgado ontem pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, ao participar de audiência pública no Conselho Nacional do Ministério Público. Em levantamento divulgado sexta-feira, dos 18.450 inscritos, 3.123 médicos haviam entregue os documentos necessários e 8.307 apresentaram números inválidos de registro em conselhos regionais de medicina. Os municípios que aderiram ao programa são 3.511. Juntos, demandaram 15.460 médicos para a atenção básica.
Lançado em julho, o objetivo do Mais Médicos é levar profissionais para atuar por três anos na atenção básica à saúde no interior e periferias de grandes cidades do país. Para isso, o Ministério da Saúde pagará bolsa de R$ 10 mil aos que participarem do programa.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12906.
Editoria: Política.
Página: 4.