Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que os catarinenses são saudáveis desde o berço. O Estado registrou, em 2010, os menores índices de mortalidade infantil do país, com taxa de 9,2 mortes de crianças a cada mil nascimentos. Também é de SC a maior expectativa de vida. Para especialistas, os números reforçam a importância de se aprimorar a qualidade do atendimento a pacientes e de se investir em políticas públicas.
Nos últimos 30 anos de pesquisa, é a primeira vez que SC aparece na liderança do ranking de menor mortalidade infantil. Os bons resultados estão mantidos quando se fala de crianças até cinco anos de idade. As secretarias de Estado da Saúde e da Assistência Social, Trabalho e Habitação creditam os números aos programas de saúde da família, que fazem o atendimento individualizado nos bairros, incluindo de gestantes, e vem sendo implantado desde 1994.
O investimento anual nos programas, segundo o governo, é de R$ 42 milhões.
– Nosso diferencial são essas equipes que conhecem bem a família, os hábitos de alimentação, as condições sanitárias e fazem um trabalho para que as pessoas não fiquem doentes – ressalta o secretário-adjunto da Saúde, Acélio Casagrande.
Pediatra defende melhora nos atendimentos
Houve foco também no aumento do alcance na vacinação. A pediatra com atuação em neonatologia Aurea Gomes Nogueira concorda que a situação catarinense é privilegiada. Mesmo assim, para ela, é preciso melhorar a qualidade dos atendimentos nas comunidades, para se evitar a centralização dos procedimentos nos hospitais. O professor de Economia Alcides Leite expõe que questões socioeconômicas, como maior distribuição de renda e economia descentralizada, ajudam para que mais pessoas tenham um padrão de vida que garanta a saúde. Para o professor, o cenário de SC ainda requer cuidados e investimentos.
– A prevenção é o melhor caminho para evitar a mortalidade – diz Leite.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12910.
Editoria: Geral.
Página: 16.
Jornalista: Gabrielle Bittelbrun (geral@santa.com.br).