Vale do Itajaí receberá sete médicos

FLORIANÓPOLIS – A partir de setembro, 17 cidades catarinenses receberão profissionais da saúde pelo programa do governo federal Mais Médicos. O efetivo atenderá apenas 14% dos municípios do Estado que tinham se cadastrado.

Em SC, serão 23 profissionais distribuídos no interior e na Capital. Seis cidades do Vale do Itajaí receberão, no total, sete médicos por meio do programa: Blumenau (1), Bombinhas (1), Brusque (2), Itajaí (1), Itapema (1) e Porto Belo (1). A lista exclui 102 municípios que tinham se inscrito. Inicialmente, 45 médicos demonstraram interesse em atuar no Estado, mas apenas 23 homologaram a participação.

No Brasil, somente 6% da demanda foi atendida pelo programa. Para especialistas, o pouco interesse dos médicos reforça a alternativa de se trazer profissionais de outros países.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os números devem apontar novas possibilidades de parcerias.

– Tendo o quadro da distribuição, onde se concentra a carência, fica mais factível para o Ministério da Saúde buscar parcerias com países e universidades – afirmou, durante a apresentação dos dados ontem.

Profissionais têm até quinta-feira para confirmar inscrição

A professora de Medicina da Univali e especialista em Saúde Pública Rosaura de Oliveira Rodrigues acredita que a baixa adesão tenha sido um "não" para se trabalhar no interior. Ela concorda que o governo procure bons profissionais de fora que queiram vir.

– O que não dá é para deixar a população sem médicos, seria muito corporativismo nosso – considera a professora.

Rosaura atribui a baixa participação dos médicos à falta de valorização dos generalistas – como os solicitados no programa -, fazendo com que muitos formados optem por se especializar em uma área. A própria questão do conforto e da vontade de receber salários mais altos também pode ter atrapalhado.

Ontem, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar até a próxima quinta-feira o prazo para confirmação de participação para os inscritos no programa. Uma segunda chamada para os profissionais começa dia 15.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12913.
Editoria: Geral.
Página: 13.