Blumenau vai receber o campus da UFSC

BLUMENAU – A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) confirmou ontem que Blumenau vai sediar o campus da instituição no Médio Vale. A decisão foi tomada em uma reunião do Conselho Universitário formado por representantes de professores, estudantes, funcionários e comunidade. Houve uma votação e o município foi escolhido por unanimidade. A resolução que vai criar a unidade será assinada hoje pela reitora Roselane Neckel.

O pró-reitor adjunto de Graduação da UFSC e presidente da comissão de implantação do Campus do Médio Vale, professor Rogério Luiz de Souza, afirmou que a preferência sempre foi por Blumenau, porém alguns critérios fizeram a universidade avaliar possibilidades em Gaspar, Indaial e Ascurra. Mesmo assim, a escolha pelo município seguiu a diretriz estipulada com o Ministério da Educação e anunciada pela presidente Dilma Rousseff, em 2011.

– Desde o princípio já havia uma demanda da sociedade blumenauense para que se instalasse o campus na cidade. A pactuação com o Ministério da Educação e com a presidente Dilma já colocava como diretriz a cidade de Blumenau. O nosso grande receio eram as condições operacionais, de infraestrutura e financeiras – explicou, ressaltando que a compra de áreas em outras cidades ainda pode ocorrer, já que a UFSC tem planos de expandir o atendimento ao Vale do Itajaí, se tornando multicampi.

O anúncio da cidade sede do campus foi adiado pelo menos duas vezes neste ano, em abril e julho. A expectativa era de que saísse hoje, com a reunião da Câmara de Ensino de Graduação (CEG). O Conselho Universitário, porém, decidiu se reunir antes para definir a localização da unidade. O encontro do colegiado está mantido e vai tratar da estrutura dos cinco cursos que serão oferecidos. Aprovação das matrizes curriculares ocorre semana que vem.

O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), recebeu com entusiasmo a notícia. Ele contou que estava na Capital ontem à tarde para uma agenda com o governador, Raimundo Colombo (PSD), e que foi à UFSC para falar sobre o campus.

– Fizemos um trabalho importante no sentido de sensibilizar a UFSC para trazer o campus. Com ele, Blumenau torna-se um dos mais relevantes polos universitários do Estado – comemorou, lembrando que essa não é uma conquista só de Blumenau, mas de todo o Vale.

Prefeito de Gaspar – uma das principais cidades na disputa pelo campus com Blumenau, Pedro Celso Zuchi (PT) lamentou o fato do município não ter sido escolhido, mas disse estar satisfeito pelo campus ter ficado na região:

– Ainda acho que Gaspar teria melhores condições, se considerarmos a logística, mas fico feliz que tenha ficado em Blumenau, pois ficou no Vale – comentou.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12919.
Editoria: Política.
Página: 4.
Jornalista: Aline Camargo (aline.camargo@santa.com.br).