Audiência pública discute projeto de federalização da universidade

A Câmara de Vereadores de Blumenau fez ontem à noite uma audiência pública para discutir a federalização da Furb ou a instalação da chamada Universidade Federal do Vale do Itajaí no município. O objetivo da audiência, proposta pelo presidente da Casa, Vanderlei de Oliveira (PT), era esclarecer dúvidas sobre os projetos e determinar os caminhos a serem percorridos daqui pra frente.

Estiveram presentes o reitor da Furb, João Natel, o presidente do Comitê Furb Federal, Clóvis Reis, o secretário de Planejamento Urbano de Blumenau, Alexandre Gevaerd, vereadores, professores, servidores e estudantes da universidade, além de membros da comunidade.

A reunião foi agendada após a confirmação da instalação de um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau, semana passada.

Negociação com UFSC terminou frustrada no fim do ano passado

Desde que foi anunciada a oferta de ensino público e gratuito no município, em 2011, houve uma série de tentativas para que isso ocorresse a partir da Furb. As negociações, porém, foram encerradas no fim do ano passado, quando a reitora da UFSC, Roselane Neckel, afirmou não ser possível esse tipo de manobra.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12926.
Editoria: Política.
Página: 4.