O Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal visa ampliar os investimentos públicos e privados em infraestrutura rodoviária e ferroviária, de forma a implantar uma rede moderna e eficiente que acarrete maior competitividade ao Brasil.
Diretrizes governamentais propõem um modelo de outorga de forma a afastar o risco de demanda do concessionário, provocando a ampliação da participação de capital privado nos projetos de infraestrutura ferroviária, em contrapartida eliminando o risco de engenharia do governo ao delegar a construção ao setor privado e também separando as atividades de exploração de infraestrutura ferroviária e operação dos trens.
Em Santa Catarina está prevista a implantação da Ferrovia da Integração, unindo o extremo oeste ao litoral, importantíssima para a logística ligando zonas de produção econômica, inclusive áreas de expansão da fronteira agrícola, aos centros de processamento e consumo e aos portos catarinenses, reduzindo custos logísticos e maior eficiência operacional.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ferrovia, em processo licitatório pela Valec, definirá o melhor traçado, comparando fatores técnicos e operacionais, custos de investimentos, aspectos sociais e ambientais, aspectos socioeconômicos, estudos de demanda e prazo de implantação, elementos técnicos que permitirão selecionar uma para otimização na fase definitiva.
A alternativa escolhida segue o método de análise hierárquica, amplamente utilizado no apoio à tomada de decisão e na resolução de problemas com múltiplos critérios. Como engenheiro recomendo que deixemos a Valec prosseguir os trabalhos, permitindo que SC supere esta fase seletiva tão importante.
*ENGENHEIRO CIVIL. MORADOR DE FLORIANÓPOLIS
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Editoria: Artigos.