FLORIANÓPOLIS – A Valec, empresa encarregada pela licitação da Ferrovia do Frango, deve enviar hoje ao Tribunal de Contas da União (TCU) as alterações no processo licitatório, exigidas pelo tribunal na semana passada. A empresa vai mostrar ao TCU um orçamento menor que o de R$ 69 milhões e um traçado para a ferrovia que começa em Dionísio Cerqueira, passa por Chapecó e termina em Itajaí.
As informações são do deputado federal Pedro Uczai (PT), que junto com outros deputados catarinenses esteve reunido ontem, em Brasília, com Jair Galvão, diretor da empresa encarregada pela licitação da ferrovia.
Segundo Uczai, Galvão afirmou que o Tribunal de Contas entendeu o assunto do traçado como uma questão técnica, de responsabilidade do governo do Estado e do Ministério dos Transportes. Por isso, a empresa vai apresentar hoje o mesmo desenho proposto, que não passa pela região Norte do Estado.
A empresa também fez as alterações exigidas no orçamento, já que, como apontou o TCU, a licitação não permitia que a empresa vencedora terceirizasse o serviço de sondagem geofísica, na segunda etapa do processo. A Valec havia previsto a subcontratação e, por isso, o pagamento em dobro de impostos (da empresa vencedora e da empresa contratada).
Empresa se diz tranquila quanto a mudanças
Valec corrigiu o erro e retirou do orçamento o valor equivalente a esses tributos.
– Nós saímos tranquilos da audiência, entendendo que a licitação não será cancelada. Os deputados da Frente Parlamentar das Ferrovias vão buscar para que, já na semana que vem, o ministro do Tribunal de Contas se posicione e dê continuidade à licitação – afirmou Uczai.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12945.
Editoria: Economia.
Página: 11.
Jornalista: Janaina Cavalli (economia@santa.com.br).