Os estrangeiros do Vale

FLORIANÓPOLIS – Oito dos 19 profissionais do Mais Médicos que chegaram sábado ao Estado vêm para o Vale do Itajaí. Após treinamento na Capital, eles seguirão para Itajaí, Penha, Apiúna, Navegantes, Gaspar e Brusque. Blumenau abriu mão de receber ajuda do programa ao emitir decreto exigindo o Revalida.

Ontem, os profissionais receberam as boas-vindas da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nesta semana, terão agenda cheia com atividades de acolhimento, para que conheçam a cultura local e como funciona o SUS. Com este grupo de 19 pessoas, a primeira etapa do projeto federal já disponibilizou 46 novos profissionais para o Estado. Um total de 27 brasileiros chegaram no começo do mês. Agora, todos são estrangeiros (veja tabela abaixo), segundo o Ministério da Saúde. Dois médicos esperados para esta etapa ainda não chegaram a Florianópolis. Um deles irá para Penha. O órgão não soube dizer se eles desistiram de participar do programa.

O Superintendente de Planejamento e Gestão da SES, Clécio Antonio Espezim disse que a secretaria servirá de apoio para o programa e que a agenda desta semana é focada em conversas com os profissionais para repasse de informações sobre as ações de atenção básica, foco do Mais Médicos. Ele não soube informar como está a situação do registro dos médicos no Conselho Regional de Medicina (CRM), obrigatório para o início das atividades nos municípios. Representantes do Ministério da Saúde apenas informaram que documentos de médicos foram enviados para o Conselho e que o órgão tem prazo de 15 dias para emissão do registro. Mas, mesmo sem o documento, eles seguem para as cidades no final de semana, segundo Espezim.

Florianópolis e Blumenau estão fora

Florianópolis e Blumenau não receberão médicos do programa nesta primeira etapa. As duas cidades assinaram decretos que impediam a atuação de profissionais estrangeiros sem diploma validado no Brasil.

Segundo Webster Pereira, coordenador do Mais Médicos, os dois municípios poderão participar da segunda etapa se estiverem de acordo com as normas do programa. Blumenau já revogou e Florianópolis suspendeu o decreto.

– Esperamos resposta de Brasília. O prefeito encaminhou a decisão. Pedimos os médicos novamente – disse o secretário municipal de Comunicação, João Cavallazzi.

AGENDA DESTA SEMANA

Hoje

Apresentação das políticas, programas e ações de atenção básica

Amanhã

Apresentações do Plano Diretor Regional, redes de atenção à saúde, ação pública da saúde, vigilância em saúde, vigilância epidemiológica e sanitária, assistência farmacêutica e laboratório central de saúde pública

Quinta-feira

Apresentação de regulação no Estado, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e serviços especializados

Sexta-feira

Encontro dos médicos com os representantes das cidades em que irão atuar

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12948.
Editoria: Geral.
Página: 13.
Jornalista: Emanuelle Gomes (geral@santa.com.br).