O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou para o dia 30 de outubro o prazo final para as inscrições ao Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2013. Realizado a cada dois anos, a iniciativa identifica e divulga experiências municipais bem-sucedidas por meio do Banco de Experiências em Gestão do Laboratório. O período inicial encerrava no dia 30 de setembro.
Podem concorrer experiências desenvolvidas por órgãos municipais gestores do ensino. As práticas devem estar em vigência e implantadas há pelo menos 18 meses, além de já ter apresentado resultados.
Os dirigentes municipais podem inscrever até quatro experiências, uma para cada área temática do prêmio:
Gestão pedagógica – relacionada ao planejamento e à organização do sistema educacional do município e das unidades escolares quanto ao gerenciamento de recursos e à elaboração e execução de projetos pedagógicos;
Gestão de pessoas – relacionada ao uso de métodos e técnicas que envolvam a formação e o desenvolvimento dos profissionais, bem como ao incentivo à participação em decisões políticas e técnicas e valorização de mérito;
Planejamento e gestão – relacionada ao uso de métodos e técnicas de gestão pública na educação do município;
Avaliação e resultados educacionais – relacionada ao desenvolvimento e ao uso de instrumentos e de tecnologias de avaliação e de monitoramento dos processos e resultados educacionais do município e seu uso na orientação em tomadas de decisões de gestão e de práticas educativas.
Para realizar a inscrição ou obter mais informações sobre o Prêmio, acesse a página http://premioinovacao.inep.gov.br/2013.
Site: Frente Nacional de Prefeitos.