Referência em lixo como energia

 

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, sugeriu aos representantes da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) que a região se torne polo de referência no aproveitamento de resíduos sólidos para a geração de energia. A sugestão foi dada ontem à tarde, depois de uma reunião em Brasília intermediada pela ministra da Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

A Ammvi foi à capital federal buscar apoio do governo para instalar uma usina de biogás e, assim, aproveitar melhor o lixo que hoje vai para os aterros sanitários. O presidente da Ammvi e prefeito de Timbó, Laercio Schuster Junior, diz que são necessários R$ 60 milhões para executar o projeto. A ministra sugeriu financiamentos com bancos alemães ou suecos, países que tem colaborado tecnicamente com a iniciativa da Ammvi. Por fim, colocou o ministério à disposição para ajudar no que for possível para tirar do papel a ideia.

O grupo também foi convidado pela ministra para participar da Conferência Nacional do Meio Ambiente, na próxima semana, cujo tema é resíduos sólidos. Vai expor o trabalho que aqui está sendo feito para os demais estados brasileiros.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12974.
Editoria: Economia.
Coluna: Mercado Aberto.
Colunista: Francisco Fressard (francisco@santa.com.br).
Página: 14.