Sexta-feira, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, esteve em Gaspar para tratar da obra da Ponte do Vale. O ato ocorreu no Ginásio João dos Santos, no Bairro Poço Grande, mesmo local onde foi assinada a ordem de serviço da duplicação da BR-470, há 90 dias.A ministra chegou de carro ao ginásio. Como estava em Blumenau e escolheu seguir pela BR-470, teve de passar pela Ponte Hercílio Deeke, no Centro de Gaspar, que está em meia-pista. Ficou trancada no congestionamento. O trecho que deveria ser feito em 40 minutos, segundo ela, demorou quase duas horas. Ideli falou sobre como foi andar pela rodovia e os trâmites da duplicação da BR-470.
Jornal de Santa Catarina – A senhora passou pela BR-470 e percebeu que a obra está parada. Qual a novidade aos moradores do Vale do Itajaí?
Ideli Salvatti – O João José (superintendente do Dnit em Santa Catarina) está monitorando e a ordem é não deixar atrasar em nada. Estamos fazendo todo esforço para ter a obra em andamento. Agora está sendo contratada a empresa que vai fazer o monitoramento ambiental e, provavelmente, deverá estar com tudo acertado a partir desta semana. Então, nós tivemos a greve (do Dnit), tivemos todo aquele problema. É monitoramento diário.
Santa – A senhora se atrasou porque sentiu na pele o problema no trânsito e falta de mobilidade urbana?
Ideli – Exatamente. Inclusive porque resolvemos descer em Navegantes e achamos que dava tempo para ir visitar a obra do Instituto Federal em Blumenau. Porque existe possibilidade muito forte da presidente, na virada de outubro começo de novembro, vir inaugurar, entre outras obras, o Instituto Federal em Blumenau. E fomos lá ver. E pegamos congestionamentos em todos os trevos. Fizemos quase duas horas o que faríamos em 40 minutos.
Santa – Há prazos para as obras da duplicação?
Ideli – O prazo é para ontem. Por isso, estamos monitorando permanentemente para que aconteça. Vocês podem ter certeza, percorrer a BR-470 é mais uma forma para não ter descanso em Brasília em cima dos órgãos responsáveis pelas obras.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12978.
Editoria: Geral.
Página: 14.
Jornalista: Sarita Gianesini (sarita.gianesini@santa.com.br).