Marasmo

Há exatos quatro meses o Vale do Itajaí tinha a primeira prova física de que a duplicação da BR-470 chegaria. Diante do público no Ginásio João dos Santos, em Gaspar, cinco autoridades se comprometeram com as obras que começariam nos lotes 3 e 4. Passados 124 dias da assinatura da ordem de serviço, a duplicação não ultrapassa a topografia.

Políticos envolvidos com a promessa garantem que seguem pressionando pelo andamento da obra: ao Dnit, ao governo federal, a outros parlamentares. Em viagem ao Exterior, o governador Raimundo Colombo informou por meio de assessoria de imprensa que sempre tratou do assunto BR-470 com a presidente Dilma Rousseff. Mas as máquinas, que apareceram na margem da rodovia em 31 de agosto, sumiram 16 dias depois.

A interrupção ocorreu pois não há autorização para captura de animais silvestres. Mais do que a licença para recolher bichos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) precisa concluir a licitação para contratar a gestora ambiental dos quatro lotes. A licitação foi encerrada há um mês e meio. Desde então, o Dnit avalia os candidatos. Através da assessoria de comunicação, a Diretoria de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) confirma que é necessário que o Dnit apresente a equipe de gestão para a licença ser emitida.

Até hoje, 7,8% dos 1.440 dias para execução da obra se passaram. O superintendente do Dnit em Santa Catarina, João José dos Santos, assegura que a demora na escolha da gestora ambiental não terá impacto:

– Vamos cumprir o cronograma, quem sabe até antecipar a conclusão. Neste mês se resolvem as questões ambientais.

Para o professor de Direito da Univali e especialista em administração pública Fernando Fernandez, é evidente que a BR-470 tem muitas peculiaridades. Por isso, o cuidado do Ibama em preservar as margens.

– Os órgãos ambientais não estão criando empecilhos, teoricamente as empresas não estão mostrando projetos em conformidade com a normativa. Em resumo, a demora ocorre por fatores como burrice, má vontade ou desconhecimento – aponta.

Dnit afirma que cerca de 40 fazem trabalhos de topografia

A Sulcatarinense, executora da obra, segue informando que só o Dnit pode detalhar os trabalhos. O diretor técnico da Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia, empresa que fiscaliza a duplicação, Prudêncio Valentim Wust explica que por enquanto não foram encaminhados relatórios de acompanhamento e que o trabalho segue com levantamentos das redes de gás e água. O Dnit afirma que cerca de 40 funcionários trabalham na topografia da BR-470, mas não sabe dizer a extensão da área que já foi medida.

O compromisso da duplicação foi assumido em papel pelo diretor da Sulcatarinense Engenharia, José Carlos Portella Nunes; ministros dos Transportes, César Borges, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti; governador Raimundo Colombo e deputado federal Décio Lima. Confira ao lado o que eles têm feito para que a obra chegue logo ao asfalto.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13001.
Editoria: Geral.
Página: 12.
Jornalista: Sarita Gianesini (sarita.gianesini@santa.com.br).