BLUMENAU – Uma comitiva do governo federal e dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina retorna neste sábado após visita ao Japão para apresentar experiências em Defesa Civil ao governo japonês. O cronograma incluiu visita em cinco cidades japonesas que possuem sistemas de prevenção a desastres naturais. A viagem foi custeada pelo governo do Japão.
O país asiático trabalha oferecendo assistência tecnológica para Blumenau há 12 anos, por meio da Agência Japonesa de Cooperação Internacional, a Jica. E por isso, convidou o secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau, Marcelo Schrubbe, para acompanhar a comitiva:
– Vimos muitas coisas que poderão ser aplicadas em Blumenau. Pude perceber que nas questões de padronização e procedimentos estamos muito próximos do que se executa em território japonês, porém em infraestrutura estamos longe.
Segundo o secretário, no Japão foi possível conhecer o sistema de prevenção de desastres, considerado o mais sofisticado atualmente, e apresentar os projetos da Defesa Civil do município. Além de Blumenau, Nova Friburgo e Petrópolis participaram do encontro com os japoneses.
– A viagem foi uma apresentação do município para as autoridades japonesas que perceberam que as três cidades participantes cumpriram os requisitos e foram referendadas para nos próximos quatro anos trocar experiências e tecnologia para solução de problemas relacionados aos desastres naturais – afirmou Schrubbe.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13094.
Editoria: Geral.
Página: 22.