BLUMENAU – A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciou oficialmente as aulas no Médio Vale do Itajaí às 16h36min de ontem. Diante da plateia de estudantes e autoridades que ocupavam aproximadamente a metade das 594 cadeiras vermelhas do Teatro Carlos Gomes, o diretor geral do mais novo campus da universidade, o professor doutor Ubirajara Franco Moreno abriu a aula magna:
– Desejamos as boas-vindas aos alunos, professores e servidores deste campus da UFSC. Neste momento, que é histórico, somos todos calouros.
A instituição chega ao Médio Vale dois anos e meio depois da presidente Dilma Rousseff ter anunciado o ensino superior gratuito para a região. O novo campus, onde 500 alunos iniciarão os estudos até o final de 2014, não tem sede própria. A universidade terá dois endereços diferentes em Blumenau: no Instituto Federal Catarinense (IFC), no Badenfurt e na sede administrativa no Salto do Norte, que está em fase final de reforma.
No próximo semestre, a universidade ainda terá a colaboração do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Gaspar, que cederá laboratórios de química. O deslocamento é a única preocupação da estudante de Engenharia Têxtil, Hannah Reiter, 18 anos.
– Acho ótimo estudar na minha cidade, em um curso na área em que eu queria e que existem poucos no país.
A reitora Roselane Neckel iniciou o discurso agradecendo ao reitor da Furb João Natel pela parceria e assegurou que as duas universidades ainda devem trabalhar unidas para o bem da comunidade acadêmica do Vale do Itajaí.
Ao final da cerimônia, Natel agradeceu o reconhecimento e a possibilidade de parcerias. Lembrou ainda que a Furb iniciou em Brasília o debate para implantar o ensino superior gratuito na região.
Roselane também destacou que ainda neste mês será providenciada uma maneira de transportar os alunos de um local ao outro. E, até o próximo ano, a instituição comprará imóvel próprio, já com área construída para transferir os cursos em andamento. O campus de Blumenau inicia com três cursos de Engenharia – Têxtil, de Materiais e de Controle e Automação – e duas licenciaturas, Química e Matemática. Após concurso público, a nova unidade já contratou 50 dos 123 docentes e cerca de 30 técnicos administrativos. O Ministério da Educação repassou R$ 13 milhões para o campus de Blumenau.
A operadora de monitoramento Aline Gelsleichter, 23, viu no campus de Blumenau a oportunidade de entrar na universidade:
– Não conseguiria estudar fora e meus pais não teriam como me ajudar. Com aulas noturnas, vou conseguir conciliar o trabalho com as aulas e no futuro, ser professora.
Hoje, os calouros do Vale se juntam a todos os alunos da UFSC para assistir aula em teleconferência, comandada pela procuradora federal da Fundação Palmares, Dora Bertulio.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13102.
Editoria: Geral.
Página: 10.
Jornalista: Sarita Gianesini (sarita.gianesini@santa.com.br).