Gaspar recebeu nesta quarta-feira dia 12, o 1º Prêmio Município Sustentável, entregue pela Federação Catarinense de Municípios, Fecam, durante o 12º Congresso Estadual de Municípios, em Florianópolis. O município foi selecionado para receber o prêmio por ter obtido o 5º lugar no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável, IDMS, Geral do Estado.
O IDMS/2014 dos municípios catarinenses teve sua publicação no Diário Oficial dos Municípios no dia 4 de fevereiro. Gaspar obteve índice de 0,799, ficando em 5º lugar no ranking geral do estado, atrás de Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau e Itapema, respectivamente. Em 2014, o IDMS de Gaspar teve um crescimento de 7,68% em relação ao IDMS de 2012, quando era de 0,742.
Além de obter a 5ª colocação no IDMS Geral do Estado, Gaspar também foi o melhor classificado no Índice Gestão Pública. Neste índice o município apresentou nota máxima (1), liderando o ranking estadual. A ênfase desse resultado é identificada na atuação de Gaspar em desenvolver articulação exterior por meio de consórcios e colegiados Intermunicipais.
Sobre o IDMS
O Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável é uma medida que avalia o nível de desenvolvimento sustentável de um município, considerando o equilíbrio no desenvolvimento das dimensões sociocultural, ambiental, econômica e politicoinstitucional.
Além disso, o índice é uma ferramenta que busca auxiliar os agentes públicos a se situar em relação ao cenário atual e a definir e prospectar um cenário futuro desejável a partir das prioridades municipais, visando à conquista de patamares mais elevados de sustentabilidade e de bem-estar social.
O Prêmio Município Sustentável é promovido pela Fecam, em parceria com as 21 Associações de Municípios do Estado, e tem por objetivo valorizar os municípios catarinenses que possuem os melhores Índices de Desenvolvimento Municipal Sustentável.
Veículo: Jornal Cruzeiro do Vale.
Edição: 1562.
Editoria: Política.
Página: 5.