Os coordenadores e agentes de Defesa Civil dos municípios do Médio Vale participaram nesta semana, de 22 a 25 de abril, da Formação Básica em Gestão de Risco e de Desastre. O curso aconteceu na sede da AMMVI e contou com a parceria da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e execução da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem).
O evento capacitou profissionais vinculados à defesa civil e áreas afins que atuam nas situações de risco e desastre. Para o arquiteto da AMMVI, Richard Buchiski, o curso contribuiu para a sustentação de uma cultura de gestão de risco, disseminando conhecimentos básicos baseados nas tendências atuais e políticas nacionais de desenvolvimento.
Com carga horária de 32 horas, a programação da formação tratou, dentre outros assuntos, da situação de risco e desastres no Brasil, conceitualização geral do risco e dos desastres, preparação e resposta, recuperação, ferramentas de implementação geral da gestão de risco, principais tendências do risco e ênfase na gestão.
Conforme o coordenador do Colegiado de Defesa Civil da AMMVI e diretor geral de Defesa Civil de Brusque, Evandro de Mello do Amaral, a capacitação trouxe novas formas de se aplicar a gestão de risco, com iniciativas voltadas à gerência prospectiva, reativa e corretiva. "Sempre fomos focamos na administração do desastre, mas agora é imprescindível praticar a gestão de risco, conhecer as normas e orientações internacionais divulgadas pela Organização das Nações Unidas (ONU)", disse.
Os facilitadores do curso, Ana Maria Escurra e Masato Kobiyama, são consultores contratados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional e estão percorrendo algumas regiões do país com esta formação. Segundo ela, os municípios brasileiros, comunidade e instituições têm caminhado para a melhoria do padrão atual em gestão de risco. "Há muito ainda o que fazer, mas o cenário tem mudado e, em longo prazo, chegaremos ao padrão que o Brasil precisa", analisa.
Participaram da capacitação agentes e técnicos de defesa civil, fiscais de obras e posturas, engenheiro civil, arquiteto, assistentes sociais, técnicos de vigilância sanitária, militares, bombeiros e secretários dos municípios de Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial e Pomerode.
Site: Rádio Vila Nova.
Cidade: Gaspar.