Quarta-feira, 16h20min: da pista da BR-470 não há sinal de que o terreno à direita no km 67, lote 4, é o canteiro de obras da BR-470. Mas é. Em 2 de outubro de 2013 o diretor de Operações da Sulcatarinense, Augusto Bandeira, disse que em 45 dias a área de 56 mil metros quadrados deveria abrigar a indústria de pré-moldados, escritório e a oficina para os veículos da empresa, responsável pela duplicação nos lotes 3 e 4. Mas quanto o Santa esteve lá não havia nada além de barro vermelho, mato, montes de entulho no descampado de barro vermelho. A Sulcatarinense literalmente começava a marcar território. Além da Kombi com plotagem da empresa estacionada, um topógrafo e um auxiliar de topografia faziam as medições do local.
Segundo a assessoria do Dnit, as obras no canteiro e nas margens do lote 4 – assim como nos outros três lotes – dependem da conclusão da campanha de fauna para iniciar frentes de obras. E o ritmo deve diminuir durante a Copa do Mundo e em outubro, no período de eleições. O assessor de comunicação do Dnit em Santa Catarina, Breno Maestri justifica:
– Durante feriados prolongados e temporadas de verão o Dnit tenta diminuir o ritmo no planejamento de obra em todo serviço que interfira diretamente no trânsito. Não quer dizer que não vai ter obra, mas não tem como manter o trabalho. Em qualquer obra rodoviária se faz isso na Copa do Mundo e eleições, porque o quem trabalha tem que se deslocar.
Sexta-feira o Santa tentou contato com a Sulcatarinense, mas não obteve retorno. A empresa diz que o Dnit é que responde pela obra.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13136.
Editoria: Geral.
Página: 18.
Jornalista: Sarita Gianesini (sarita.gianesini@santa.com.br).