Secretários de Educação debatem sobre desafios do ensino público

BRUSQUE – Os desafios da educação pública trouxeram ao município 160 secretários de Educação de Santa Catarina. Entre quinta e sexta-feira eles participaram do fórum Gestão Escolar e Formação de Professores, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC). Pesquisadores de renome nacional também compareceram ao encontro.

Entre outros temas, o que mais dominou o debate foi a dificuldade dos municípios em atender toda a demanda por vagas na educação infantil. Os dirigentes reconhecem que a oferta deve ser ampliada, mas afirmam que o financiamento disponibilizado pelo governo federal é insuficiente. Os participantes também concluíram que os próximos dias devem ser dedicados a pressionar os parlamentares para que aprovem o Plano Nacional de Educação, em tramitação em Brasília, sem o qual eles não podem rever os planos locais de seus municípios.

– O plano já devia ter sido aprovado há quatro anos. Então decidimos que devemos insistir na urgência da votação – afirmou a secretária municipal de Educação de Brusque, Gleusa Luci Fischer.

Prêmio RBS é apresentado durante o fórum

Durante o fórum, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho apresentou detalhes da segunda edição do Prêmio RBS de Educação. Os resultados da edição anterior também foram divulgados aos participantes. O prêmio destaca projetos de professores de todas as disciplinas e educadores em geral da educação básica. Para concorrer, os interessados devem elaborar um relato sobre as práticas de ensino de leitura.

A novidade deste ano é a categoria Jovens Protagonistas, que irá financiar propostas de projetos a serem executados no ano seguinte à premiação. Podem participar estudantes de 14 a 24 anos, vinculados a uma instituição pública ou privada da educação básica.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13136.
Editoria: Geral.
Página: 20.