BLUMENAU – Criado para emitir informações à população sobre as condições climáticas da cidade, o Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau, o Alerta Blu, está em fase de testes e os dados recebidos pelas estações pluviométricas, que medem a quantidade de chuva, já são analisados por uma meteorologista na prefeitura. Ao todo, 14 equipamentos foram instalados em pontos críticos, como a região sul da cidade. Faltam ainda dois instrumentos nos bairros Itoupava Central e Vila Itoupava e uma estação meteorológica, que mede a pressão atmosférica, temperatura, umidade do ar, direção e intensidade do vento e da chuva, no Parque Ramiro Ruediger, na Velha. Com o Alerta Blu em funcionamento, os moradores poderão acompanhar todas as informações por uma página na internet.
– O sistema vai prever estiagem, precipitação intensa, probabilidade de granizo, vendaval, tempestades, raios, alagamentos e escorregamentos de terra por regiões. A população vai saber com antecedência os riscos desses eventos – comenta o diretor do Alerta Blu, César Luiz Dalri.
Todas as estações vão transmitir dados de 15 em 15 minutos para uma central, que neste primeiro momento, ficará no segundo andar da prefeitura. Os locais onde elas estão instaladas foram definidos após estudos da Diretoria de Geologia a fim de atender as cinco principais microbacias de Blumenau – Fortaleza, Itoupava, Velha, Garcia e Testo – e locais próximos às áreas de risco. As informações serão reunidas e interpretadas por uma equipe de meteorologistas, técnicos em meteorologia e informática. Os boletins de previsão do tempo começaram a ser emitidos segunda-feira, mas deverão ser ampliados para duas vezes ao dia, no início da manhã e no fim da tarde. O investimento do sistema de alerta foi de aproximadamente R$ 7 milhões. De acordo com Dalri, em três meses ele começará a funcionar:
– Já estamos concluindo a primeira fase de instalação das estações meteorológicas e pluviométricas. Falta reunir as informações em um sistema de monitoramento por regiões e contratar o restante da equipe.
Além das estações, duas antenas repetidoras ficarão nos morros do Centenário, Bairro Valparaíso, e do Cachorro, na Itoupava Central, para transmitir as informações via rádio para a central. O sistema irá operar 24 horas por dia, nos 365 dias do ano. Pelos próximos cinco anos, a empresa que comandará as ações do Alerta Blu será a Squitter Ambiental, vencedora do processo licitatório encerrado em dezembro de 2012, e a mesma que opera o Alerta Rio, desde 1996, no Rio de Janeiro.
Segundo a meteorologista responsável, Francine Gomes Sacco, a Defesa Civil poderá desenvolver uma resposta imediata e eficaz diante de situações de risco com um sistema criado especificamente para cada região de Blumenau:
– Poderemos prever com antecedência as ocorrências e entrar em alerta por regiões da cidade, tanto em relação a enchente quanto aos movimentos de terra.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13056.
Editoria: Economia.
Página: 13.