As secretarias municipais de Saúde e Educação de todo o País têm até o dia 15 de maio para incluir as escolas públicas, creches e pré-escolas, no Programa Saúde na Escola (PSE). O prazo anterior era até 25 de abril.
O Saúde na Escola envolve diversas ações que avaliam as condições de saúde dos alunos, promovem a importância dos cuidados e da prevenção de doenças e ainda capacitam as equipes técnicas que acompanham crianças e jovens. Entre elas, se destacam a avaliação antropométrica, da saúde bucal e ocular e da situação vacinal, informações sobre direito sexual e reprodutivo, prevenção de doenças e de consumo de drogas.
O gestor municipal deve acessar o Portal do Gestor da Atenção Básica do Ministério da Saúde. Ao acessar o sistema, as equipes de saúde e educação encontrarão os dados pactuados em 2013, com atualização do número de estudantes conforme o último Censo Escolar. Esses dados poderão ser mantidos ou alterados, de acordo com a realidade de cada Município. No final do processo, haverá um ícone para confirmar a adesão, sem necessidade de anexar o Termo de Compromisso.
Site: Confederação Nacional de Municípios (CNM).