Foram anos de espera. Mais de 1 mil vidas se perderam. A economia de todo o Vale do Itajaí sentiu na pele as dificuldades e prejuízos causados pela limitação da rodovia. Mas enfim a duplicação da BR-470, no trecho entre Navegantes e Indaial, começa a virar realidade. Na tarde desta quinta-feira, 18, o Ginásio Prefeito João dos Santos foi palco da assinatura da ordem de serviço para o início das obras nos lotes 3 (de Gaspar a Blumenau) e 4 (de Blumenau a Indaial).
A solenidade durou pouco mais de uma hora e meia e contou com a presença da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, do ministro dos Transportes, César Borges, do governador Raimundo Colombo, além de deputados estaduais e federais envolvidos com o projeto de duplicação, a exemplo do petista Décio Lima. Nos discursos, um misto de alívio com empolgação se destacavam. A assinatura ocorreu logo no início do encontro, após a chegada da comitiva estadual e federal, e foi seguida pelos discursos. "A BR-470 já merecia ser duplicada há muito tempo. Mas essa hora chegou", ressaltou o ministro dos Transportes.
Confira as fotos da solenidade AQUI.
Projeções para as obras
A duplicação da BR-470 no trecho entre Navegantes e Indaial terá uma extensão de 73,2 quilômetros, com 26 viadutos, oito pontes, 11 passarelas, 64 quilômetros de vias marginais de 69 quilômetros de ciclovias e calçadas. O valor estimado pela União para a duplicação de todo o trecho é de R$ 1,4 bilhão, com possibilidade de variação no valor em até 25%, e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC.
Segundo o contrato, o prazo para início das obras é de até 60 dias. O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, Dnit, Jorge Fraxe, explica que os trabalhos devem começar com ações como instalação dos canteiros de obras, levantamentos topográficos e marcação de drenagens. "Antes de haver movimentação de terra é preciso que esses processos sejam feitos", reforçou. A estimativa é de que esses trabalhos sejam iniciados em até 30 dias e levem mais 30 dias para serem concluídos.
O diretor-presidente da empresa Sulcatarinense, responsável pelas obras nos trechos 3 e 4, José Carlos Portella Nunes, confirma que os trabalhos com máquinas devem começar entre 30 e 60 dias e acredita que cerca de 300 homens devem estar envolvidos nas obras. "Já temos as licenças ambientais e não há qualquer impedimento para o início dos trabalhos, que vão começar pela parte topográfica. Acredito que o prazo de quatro anos será suficiente para executar a obra", afirmou.
A situação dos outros lotes
A duplicação da BR-470 foi dividida nos seguintes trechos: lote 1 (Navegantes a Luís Alves), lote 2 (Luís Alves a Gaspar), lote 3 (Gaspar a Blumenau) e lote 4 (Blumenau a Indaial). A ordem de serviço para os lotes 3 e 4 foram assinadas na tarde desta quinta e as obras serão realizadas pela empresa Sulcatarinense. Segundo a ministra Ideli Salvatti, a licitação do lote 1 já está bastante encaminhada e deve ser lançada em breve. "Quando ao lote 2, acreditamos que poderemos concluir as pendências e lançar a licitação até a metade deste segundo semestre", projetou.
Ministra anuncia verba para Ponte do Vale
A tarde não foi só dedicada à boa notícia da assinatura da ordem de serviço para a duplicação da BR-470. Ainda no palco, de mãos dadas ao prefeito Pedro Celso Zuchi, a ministra Ideli Salvatti anunciou a liberação de R$ 17,6 milhões para a conclusão da Ponte do Vale. Os recursos virão pelo Ministério das Cidades e não mais pela emenda parlamentar feita no ano passado, o que deve agilizar a liberação da verba. A Prefeitura de Gaspar se cadastrou no convênio nesta quarta, mas ainda não há prazo específico para a liberação. A novidade arrancou sorrisos da ministra e do prefeito. "É um alívio muito grande. Agora a empresa terá a garantia do pagamento e acredito que a obra não sofrerá mais interrupções", desabafou, ao final da solenidade.
Ordem de serviço da Duplicação da BR-470 é assinada
Às 15h desta quinta-feira, dia 18, o Ginásio João dos Santos, em Gaspar, recebeu autoridades para a assinatura da ordem de serviço da duplicação da BR-470. Na ocasião, os lotes 3 e 4 receberam a confirmação da duplicação, que será feita pela empresa SulCatarinense.
Ainda não há previsão para a assinatura da ordem de serviço dos lotes 1 e 2.
Confira o trecho que compreende cada lote:
1– Navegantes a Ilhota
2 -Ilhota a Gaspar
3 -Ponte do bairro Belchior Baixo, em Gaspar, ao trevo de acesso a Pomerode
4 – Acesso a Pomerode até Indaial.
Veículo: Jornal Cruzeiro do Vale.
Edição: 1507.
Editoria: Geral.
Página: 09.