ITAJAÍ – Um ano após o lançamento do edital para estudos e projeto básico da Ferrovia da Integração (ou do Frango), a burocracia emperra o andamento da proposta. A licitação chegou a ter os resultados publicados, foi suspensa e ainda está na fase de análises e recursos. A obra, que liga Oeste e Meio-Oeste ao litoral passando em uma análise inicial por Blumenau, facilitaria o escoamento da produção agrícola, com o trabalho integrado entre rodovias, ferrovias e portos, e assim reduziria custos com logística, aumentando a competitividade do Estado.
De acordo com a Valec, empresa responsável pelo edital, o atraso ocorreu por uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) que suspendeu o processo em função de indícios de sobrepreço e inexistência de orçamento detalhado. Após a revogação da suspensão as propostas foram reabertas e as análises estão em andamento. A nova data de contratação está prevista para 30 de maio – inicialmente ela estava marcada para 28 de julho do ano passado e as obras deveriam começar em 2015.
Após a finalização dessa etapa é que a Valec dará início a licitação para contratação da empresa que vai executar as obras. A princípio, a estimativa era de que a estrada de ferro ficasse pronta em 2019, ao custo de R$ 4 bilhões.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13148.
Editoria: Economia.
Página: 13.