Nova penitenciária será construída em Blumenau

Prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau. César Botelho, anunciaram na sexta-feira (3), que Blumenau é o município escolhido para sediar o novo complexo penitenciário. A seleção do terreno onde será erguida a estrutura levou em consideração a localização estratégica, questões técnicas e de logística que possam garantir condições reais de segurança.

Conforme o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, os próximos passos são analisar tecnicamente a viabilidade da área conforme diretrizes municipais e agendar uma reunião com o governador Colombo – provavelmente na próxima semana – para definir a contrapartida do Estado para Blumenau e região. "Vamos ainda solicitar ao governador a desativação da estrutura atual do Presídio de Blumenau, já que um novo complexo será construído", explicou.

Presidente da AMMVI e prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior, disse que os prefeitos solicitaram ao secretário regional César Botelho a construção de um complexo penitenciário que comporte presídio, penitenciária e semi-aberto que, segundo o prefeito, sinaliza um avanço e possibilita a construção de uma solução definitiva. O terreno que deverá comportar o complexo deverá ser de 100 mil metros quadrados e a localização será divulgada após tratativas com o governador. O prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, considera a decisão um avanço e reconhece o quanto a obra vai contribuir com a segurança da comunidade, dos detentos e suas famílias, e dos profissionais que atuam e visitam o Presídio de Blumenau. Botelho agradeceu a parceria e empenho dos prefeitos em resolver o problema em conjunto com o Estado.

Veículo: Jornal Metas.
Edição: 991.
Editoria: Geral.
Página: A5.