O bom entendimento entre o governo estadual e o federal colocou na pauta das obras públicas para Santa Catarina, a proposta da Ferrovia da Integração, ligando mais de 600 quilômetros dia férrea entre o Extremo Oeste do Estado e o complexo portuário do Rio Itajaí-Açu (Itajaí/Navegantes). No próximo dia 6 de maio, a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. deve lançar o edital para contratação do projeto de construção da via.
E para garantir que o traçado passe pelo Vale do Itajaí, os municípios interessados iniciaram o lobbie para garantir que não existam mudanças de plano.
Uma audiência pública ocorreu na última sexta-feira (26) na cidade de Curitibanos para discutir o assunto. Cerca de 180 pessoas representando Vale do Itajaí e o Meio Oeste estiveram no evento e produziram um documento que será levado ao governador Raimundo Colombo (PSD) e ao diretor-presidente da Valec, Josias Cavalcanti Júnior, ressaltando a importância que a ferrovia passar no traçado apresentado pelo grupo.
Se a proposta for aprovada, o traçado da ferrovia contemplará: Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Herval D'Oeste, Ponte Alta, Mirim Doce, Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul, Lontras, Ibirama, Apiúna, Indaial, Blumenau, Gaspar, Ilhota e Itajaí.
"A diminuição nos fluxos de veículos na BR 470, o escoamento de produção das matérias primas e também a questão da posição geográfica, além da diminuição dos custos são argumentos fundamentais para lutarmos por esta causa", afirmou o prefeito Celso Zuchi (PT), presente no evento.
A preocupação dos prefeitos e lideranças empresariais é com uma possível mudança para a região Norte, passando pelo Vale do Itapocu, uma proposta que estaria sendo mobilizada por lideranças de Joinville e do porto de São Francisco do Sul. No entanto, a proposta no site da Valec cita o Vale do Itajaí.
A intenção do governo federal, através da Valec, pretende concluir o projeto ainda este ano. Ficou acordado entre Brasília e Florianópolis, que a ferrovia deverá ser construída pelo Exército, por meio do Batalhão Ferroviário de Lages.
Caminhos de Ferro
A história da Estrada de Ferro Santa Catarina, o abandono dela e o projeto de uma nova ferrovia no Vale do Itajaí foi tema do caderno especial Caminhos de Ferro, publicado pelo Jornal Metas no ano passado.
O material completo e multimídia está disponível no endereço www.jornalmetas.com.br/caminhosdeferro.
Veículo: Jornal Metas.
Edição: 990.
Editoria: Política.
Página: A3.