TIMBÓ – O edital para contratação da empresa que fará o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) da Ferrovia da Integração, também chamada de Ferrovia do Frango, foi lançado oficialmente, no dia 10 de maio, em Chapecó. O evento contou com a presença do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, e dos ministros dos Transportes, César Borges, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, além de prefeitos, deputados e outras autoridades da região e do Estado.
Durante a solenidade, o vice-governador, no ato representando o governador Raimundo Colombo, destacou que a construção da Ferrovia é fundamental, pois é a integração total e absoluta. Além da Ferrovia do Frango, o edital contempla ainda o projeto básico do Corredor Ferroviário de Santa Catarina – traçado de Itajaí, no Litoral, passando por Chapecó até Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste.
Segundo informações do ministro dos Transportes, César Borges, a Ferrovia representa a integração e ampliação do desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Vai ligar as atividades econômicas e sociais do interior do Estado com as zonas portuárias do litoral catarinense, além de facilitar o escoamento da produção para outros estados brasileiros.
De acordo com ele, com 862 quilômetros de extensão, o corredor ferroviário além de favorecer o escoamento da produção agropecuária e industrial, vai reduzir os custos com transporte de produtos e contribuirá para redução do fluxo de cargas em toda a BR 470 e trechos das rodovias BR 153 e BR 282, resultando no aumento significativo da segurança nas estradas e na redução do impacto ambiental.
Santa Catarina já teve mais de 1,3 mil quilômetros de ferrovias. Hoje, no entanto, utiliza cerca de 350 quilômetros e apenas 5% das cargas são transportadas por trem. O diretor da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Osni Verona, explicou que estudos de 2011, realizados pela Fiesc, mostram que mais de 10 mil caminhões passam por dia pela BR 282, cada veículo carregado com cerca de 30 toneladas de produtos. "Com a Ferrovia, este número de caminhões irá cair pela metade. Isso permitirá a redução do custo do produto transportado. O custo médio do transporte dos produtos que vão para o Porto de Itajaí, por exemplo, reduzirá em 36%".
Na ocasião, o vice-presidente do Agronegócio da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc), Vincenzo Mastrogiacomo, informou que hoje uma saca de milho custa em torno de R$ 18,00 e, transportada pela rodovia, pode chegar a R$ 36,00. Com a Ferrovia, a redução do preço de transporte, nesse setor, será de 50%, o que tornará competitiva a produção de frango e suíno.
O edital de concorrência pública para contratação de empresa especializada para elaboração do Evtea, elaborado pela Valec – Engenharia , Construções e Ferrovias S/A, foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira. O contrato também engloba o levantamento aerofotométrico e o projeto de engenharia para construção da Ferrovia da Integração. O valor de referência do contrato ficou fixado em R$ 68,7 milhões (base março/2013). As propostas serão abertas no dia 26 de junho.
Ammvi defende que o traçado percorra o Vale do Itajaí
Na última semana, o prefeito de Timbó e atual presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Laércio Schuster Junior, esteve em Brasília, em audiência, juntamente com os prefeitos, presidentes de associações de municípios, associações comerciais e representantes políticos catarinenses, com o presidente da Valec – empresa estatal responsável pelo sistema ferroviário nacional – Josias Sampaio Cavalcante Júnior.
Na oportunidade, Laércio defendeu que o traçado desta Ferrovia percorra o Vale para alcançar o Porto de Itajaí. A definição do traçado deve ser definida a partir de estudos que a Valec irá iniciar após a contratação de empresa para elaboração de estudo de viabilidade técnica.
Ainda, na reunião, as lideranças políticas entregaram ao presidente da Valec o Documento da Integração, resultado da mobilização ocorrida em Curitibanos, no mês de abril. O documento representa mais de 180 municípios catarinenses e defende que o traçado da Ferrovia da Integração deve passar pelos municípios de Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Correia Pinto, Curitibanos, Campos Novos, Joaçaba, Xanxerê, Chapecó, Maravilha, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.
Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1489.
Editoria: Geral.
Página: 2.
Jornalista: Clarice Graupe Daronco (clarice@jornaldomediovale.com.br).